© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

Oficinas

DESENHOS DE SERGÊI M. EISENSTEIN: RELAÇÕES (CINEMATO)GRÁFICAS | Fabiola Notari

17/11 - das 10h às 12h | das 14h às 16h e 18/11 - das 10h às 12h | 6H | 20 VAGAS

Serguêi M. Eisenstein, cineasta russo-soviético reconhecido internacionalmente por seus filmes – finalizados, censurados e inacabados. Serguêi M. Eisenstein, pesquisador e professor, na teoria da montagem se consagrou como um dos maiores teóricos da linguagem cinematográfica. “Sir Gay”, admirador das artes com apetite insaciável por informações e experiências, enfim, desenhista. Na oficinaDesenhos de Serguei M. Eisenstein: relações (cinemato)gráficas, buscar-se-á refletir sobre a produção gráfica eisensteiniana – desenhos, croquis, esboços, anotações e story-boards – introduzindo o inscrito às possíveis relações existentes entre essa produção e a linguagem cinematográfica.

BIOGRAFIA

Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Literatura e Cultura Russa no Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP) com bolsa FAPESP, mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos na Casa Contemporânea e é uma das artistas residentes do Gravurar, espaço voltado às artes gráficas localizado em Santos-SP. | www.fabiolanotari.com | CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1828197136276074

O AUDIOVISUAL E AS NOVAS MÍDIAS | Danilo Custódio

17/11 e 18/11 de 2016 | Das 19h às 22h | 6H | 15 VAGAS para a comunidade com 5 VAGAS para o colegiado

1. Pedro Augusto De Souza Neves

2. Bianca Pereira de Oliveira

3. Walkyria Maia Novais

4. Michael Henrique Teixeira

5. Ana Guedes

6. Carlos Davison Soares de Arruda

7. Julianne Agge Auffinger

8. Franciane Correia de Melo

9. Luiz Henrique D´Angelo de Moura

10. Rafael Barbosa da Silva

11. Isabela Giroldo Leite

12. Ileana Roberta de Melo

13. Priscila Fernandes

14. Miriam Schaedler Karam

15. Luiz Felipe Fuck de Mira

16. Shai Oliva Alon

17. Raphael De Jesus

18. Pedro Monte Kling

19. Elisa Gabriela Marques Pocai

20. Bianca Sayuri Ono

DRAMATURGIA CINEMATOGRÁFICA - OFICINA DE PROCESSOS CRIATIVOS

Alana Rodrigues e Julien Guimarães

19/11 de 2016 | Das 10h às 12h | das 14h às 18h  | 6H |  10 VAGAS para a comunidade com 5 VAGAS para o colegiado

CONTEÚDO DA OFICINA

Propõe uma abordagem da escrita para obras audiovisuais com ênfase não em fórmulas, regras e convenções, mas na criação. A oficina entende a singularidade da obra como resultado do processo interno de cada roteirista e, além disso, acredita que analisar, refletir e discutir histórias são os recursos para contá-la da melhor forma possível. 

 

Por meio de exercícios práticos, análises de filmes e diálogo aberto, queremos descobrir juntos quais os pontos fortes e fracos de cada narrativa compartilhada e como ela pode ser melhorada para se tornar uma boa história. Quais referências fílmicas e bibliográficas cabem a cada autor(a)? Qual é a força dos personagens da história? Por que contar essa história?

E como estamos em 2016, a oficina irá, ainda, discutir representação - como abordar o outro reconhecendo e desconstruindo estereótipos - e a importância da representatividade de gênero, classe e etnia em uma obra ficcional. Traga sua história e venha escrevê-la com a gente!

BIOGRAFIA

Alana Rodrigues é roteirista de cinema e televisão. Foi duas vezes uma das uma das vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre -, em 2014 e em 2015, com os projetos “TOC”, curta-metragem, e “Terrestre”, longa-metragem escrito em parceria com Ana Johann - que será dirigido pelo renomado diretor Sergio Bianchi, de “Cronicamente Inviável” (2000). Em 2014, foi integrante do Núcleo de Roteiro da RPC TV, coordenado por David França, roteirista e criador da série “A Garota da Moto”, do SBT. Em 2012 e 2015, foi integrante do Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do SESI - PR,  onde desenvolveu o projeto de longa-metragem “Ela é da Família”. Em 2016, seu roteiro, também escrito em parceria com Ana Johann, “A Mesma Parte de Um Homem”, ficou entre 10 finalistas do do FRAPA. 

Julien Guimarães iniciou sua formação em Cinema e Vídeo na FAP/CINETVPR em 2009. Desde então, esteve envolvido com diferentes áreas de atuação em audiovisual, tanto na realização de filmes quanto na promoção de eventos como cineclubes, mostras e cursos. Participou no projeto Ficção Viva, em 2008/2009 na área de interpretação e, como ator, realizou diversos curtas-metragens em Curitiba, além de integrar o Núcleo de Pesquisa em Atuação para Cinema no Olho Vivo em 2012. Foi co-roteirista do curta-metragem “Amor Fati” (2010), de Marcelo Munhoz e roteirista, diretor e montador do curta-metragem "Caleidoscópio" (2014). Participou por dois anos no Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do SESI-PR em 2014 e 2015 com um projeto de série para televisão e longa-metragem de ficção.

1. Matheus Petris da Silva

2. Talita David Luiz

3. Amarildo José Martins

4. Daniela Farina

5. Leandro Felipe de Oliveira

6. Vivian Cristine Britsch Santos

7. Patricia da Fonseca Muto

8. Frederico Costa Fernandes Ribeiro

9. Murilo Ribas

10. Agnes Cristine Souza Vilseki

11. Stéfano Lopes

12. Renan Murilo de Cillo

13. Ian Espinoza Favero

14. Raphael De Jesus

15. Bruna Rodrigues

APOIO:

CONTEÚDO DA OFICINA

A popularização da internet nos primeiros anos do século XXI interferiu diretamente na forma como nós nos relacionamos com a imagem. Uma década depois, com o pé na era do mobile, onde pequenos aparelhos conseguem registrar sons e imagens de alta qualidade, o conceito de consumo e compartilhamento de imagens em movimento transformou o audiovisual no produto mais consumido do mundo. Dado esse cenário, tem-se por consequência a demanda por uma reflexão sobre esse hábito de filmar tudo.

Danilo Custódio é roteirista, diretor e produtor cinematográfico e está no último ano do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNESPAR. Já trabalhou em dezenas de curtas metragens e em dois longas, atuando nas áreas de roteiro, produção, direção, som, fotografia e edição. Nos últimos anos vem expandindo seu campo de pesquisa e atuação para além do cinema, produzindo conteúdos e ministrando oficinas voltadas para a produção audiovisual destinada à Internet. É membro fundador do Coletivo CLEA, coordenador/professor dos cursos de cinema do Espaço de Arte e vencedor do Prêmio Brasil de Cinema Infantil da Mostra Teen do 14º FICI. No passado recente, foi monitor de direção no Foco Laboratório Audiovisual, professor de audiovisual no PRONATEC/SENAI, integrou o NPD - Núcleo de Produção Digital da cinemateca de Curitiba e palestrou sobre O Cinema na Educação para professores da rede pública de ensino, durante a semana acadêmica, a convite do SESC-Paraná.

BIOGRAFIA

1. Fábio Allon

2. Kariny Felipe Martins

3. Alan Martins

4. Raphael De Jesus

5. Elenize Maria Bassan

6. Beatriz Ávila Vasconcelos

7. Pedro Monte Kling

8. Bruna Louise Pontes Oliveira Lima

9. Julianne Agge Auffinger

10. Waleska Antunes

11. Ellenize Marai Bassan

12. Iury Peres Malucelli

13. Angelo Bissacotti Brum

14. Isolda Marques de Oliveira

15. Mayara Kelly Lima Neves

16. Ileana Roberta de Melo

17. Thayana Bruck Andreatta

18. Felipe Thiago Colin

19. Anna Clara da Silva Petracca

20. Herminia Mota

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle