© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

Simpósio 

Cinema, Corpo e Subjetividades

SESSÃO 1

10 | 11, das 08h30 até 10h20

1. DE MULHER PARA MULHER: CORPOS, GÊNEROS E DESEJOS NA CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA PELA ÓTICA

    DE DIRETORAS DE CINEMA NO PERÍODO DE 2002 A 2012

    autores: ANACLETO, Aline Ariana Alcântara; TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva

 

2. EM "ÊXTASE": O PRIMEIRO ORGASMO FEMININO NO CINEMA - E OUTRAS TRANSGRESSÕES

     autora: RODRIGUES, Viviane

 

3. "INIMIGO INTERNO”: AS MÚLTIPLAS FACES FEMININAS

     autoras: COHEN, Lisiane Fagundes; MATTOS, Manuela Sampaio de

 

4. AS MULHERES DE KIM KI DUK – O SILÊNCIO COMO FORMA DE PROTESTO

    autora: SANTOS, Andressa G. L. dos

SESSÃO 2

10 | 11, das 10h40 até 12h30

1. SEGREDOS DA TRIBO NOVAS REVELAÇÕES, O CORPO YANOMAMI E A ANTROPOLOGIA

    autor: LIMA, Ricardo de Oliveira

 

2. O ESPÍRITO DA TV e MARANGMOTXÍNGMO MIRANG: DAS CRIANÇAS IKPENG PARA O MUNDO: NOVAS FORMAS

    DE EXPERIÊNCIA, PRODUÇÃO E RECEPÇÃO

    autora: ANDRADE, Andriza Maria Teodolino de

 

3. OLHARES DA BIOPOLÍTICA: MEMÓRIA E REMEMORAÇÃO NA PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA BRASILEIRA

    autora: OLIVEIRA, Valéria

 

4. VIOLÊNCIA, CORPO E GÊNERO NOS FILMES DE HORROR SLASHER/STALKER (1978 – 1984)

    autora: LAROCCA, Gabriela Müller

SESSÃO 3

11 | 11, das 08h30 até 10h20

1. TATUAGEM, DE HILTON LACERDA, E A TEORIA QUEER

    autora: SARAIVA, Érica Cristiane

 

2. MINHA VIDA EM COR DE ROSA: O SUJEITO TRANSEXUAL NO CINEMA

    autora: SILVA, Amanda

 

3. POLÍTICA DE REPRESENTAÇÕES E A “BELEZA” NOS FILMES BEAUTIFUL THING E HOJE EU NÃO QUERO

    VOLTAR SOZINHO

    autor: DE BOER, Raphael

 

4. IDENTIDADES FRAGMENTADAS EM GAROTOS DE PROGRAMA DE GUS VAN SANT

    autora: GOMES, Daniela

SESSÃO 4

11 | 11, das 10h40 até 12h30

1. ELO E PRAZER EM OLHAR E SER OLHADO NA SALA ESCURA DO FILME A ROSA PÚRPURA DO CAIRO

    autor: PINTO, Vinícius Soares

 

2. PERSPECTIVAS TEÓRICAS EM COMUNICAÇÃO: UMA LEITURA DO FILME 2 COELHOS

    autor: FABRICIO, Evandro Klos

 

3.  REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO CINEMA DE WALT DISNEY: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO EM

     CINDERELA (1950) E A BELA ADORMECIDA (1959)

     autora: RODRIGUES, Kelleny Brasil

SESSÃO 5

11 | 11, das 14h00 até 15h50

1. EXERCÍCIO ANALÍTICO DE UM ‘DOCUDANÇA’: O CORPO REFERENTE ATRAVESSADO PELA FICÇÃO BIOGRÁFICA

    NARRATIVA AUDIOVISUAL

    autora: WOSNIAK, Cristiane

 

2. O CORPO QUE DANÇA NO CINEMA: UMA CERTA IMAGEM QUE PERMANECE

    autor: ARRAIS, Joubert de Albuquerque

 

3. REFLEXÕES SOBRE A SUBJETIVIZAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM VIDEODANÇA: INTERCÂMBIOS ENTRE

    UM CORPO E UMA CÂMERA

    autoras: DURÃES, Daniele Sena; WOSNIAK, Cristiane

 

4. CORPO, MOVIMENTO E ABUSO SEXUAL: UM DIÁLOGO DE DANÇA TENSIONADO PELO CINEMA DOCUMENTÁRIO

    autores: FONSECA, Rosemeire Gomes da; ARRAIS, Joubert de Albuquerque

 

5. A DANÇA COMPETITIVA NA PERSPECTIVA DO CINEMA

    autores: POLANSKI, Kelly Santos; ARRAIS, Joubert de Albuquerque