© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

Coordenadores: 

 

Eduardo Baggio, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2014), coordenador do grupo de pesquisa CINECRIARE (Cinema: Criação e Reflexão) e do grupo de trabalho Teoria dos Cineastas da AIM, cineasta e professor do curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR/FAP.

 

Rafael Tassi, doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice- Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da UNESPAR\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais).


RESUMO: O fazer cinematográfico está envolto, necessariamente, por ideias e conceitos que o cineasta carrega consigo e na forma como ele passa esses valores para os filmes. Entendendo aqui que cineasta é toda pessoa que atua de forma criativa na realização fílmica, este simpósio visa refletir sobre os atos criativos do fazer cinematográfico em sua relação com os pensamentos dos cineastas. Assim, o foco principal das investigações está na relação entre as obras e as ideias dos cineastas, sejam estas acessadas via textos próprios dos realizadores, entrevistas ou outras formas análogas. Partimos dos princípios da “teoria dos cineastas” (AUMONT, 2004), na qual são considerados fundamentais os pensamentos dos cineastas em busca da compreensão e/ou formulação de aportes teóricos tão consistentes quanto os de outras matrizes de estudos.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Cineastas, obras e pensamentos