Cine Egresso

Local: Cine Passeio (Sala Valêncio Xavier)

18/09 às 19h - Entrada franca

ALANA RODRIGUES

Graduada em Cinema e Vídeo pela FAP/Unespar e pós-graduada no curso "Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos", pela Fundação Carolina, em Madrid. Foi duas vezes seguidas uma das vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA - Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre: em 2014, com o projeto "TOC", curta-metragem; e em 2015 com "Terrestre", longa-metragem escrito em parceria com Ana Johann. Em 2018, seu projeto de longa, "Rumor", foi selecionado para dois laboratórios de roteiro nacionais, o do Festival Varilux de Cinema Francês e o do Olhar de Cinema. O filme será produzido pela Sambaqui, do RJ, e dirigido por Joana Nin. Em 2017, o roteiro "Terrestre" foi um dos seis selecionados para o curso "Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos", na Fundação Carolina, em Madrid. Também em 2017, seu projeto "A Mesma Parte de Um Homem", escrito em parceria com Ana Johann, foi vencedor do edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais na categoria longa-metragem, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em parceria com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Esse roteiro também foi selecionado no edital de co-produção Brasil e Itália e recebeu consultoria em Trieste, na Itália, em janeiro de 2017. Em 2016, o projeto ficou entre os 10 finalistas do FRAPA e ganhou Menção Honrosa na categoria Pitching do festival. "A Mesma Parte de Um Homem" está em fase de finalização e com previsão de lançamento para 2020. Atualmente, Alana desenvolve um roteiro de longa-metragem e dois projetos de série, dentre eles, a comédia "Hotel Coração Partido", também criada com Ana Johann, que será produzida pela Grafo Audiovisual. 

HENRIQUE DOS SANTOS

É graduado em Cinema e Vídeo pela FAP/Unespar e atua como roteirista desde então. De lá pra cá participou de diversos laboratórios e concursos com destaque para uma semifinal e duas finais consecutivas no FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – e o prêmio de Melhor Roteiro para Curta-metragem do ROTA (RJ) em 2017 por “O Casamento de Cristina”. Co-roteirizou a minissérie “Nóis por Nóis” ao lado de Jandir Santin e Aly Muritiba, que foi ao ao ar pela TV Brasil em novembro de 2017 e com uma versão para longa-metragem com lançamento comercial em 2019. Em parceria com Muritiba, escreveu também o roteiro de seu primeiro longa, “Deserto Particular”, selecionado para o Venice Gap, plataforma de negócios do 75° Festival de Cinema de Veneza, e contemplado em edital do FSA-Fundo Setorial Audiovisual. Para além dos trabalhos com a escrita, foi curador do concurso de roteiros da segunda edição do festival ROTA (2018) e consultor na área de roteiro para os laboratórios MetrôLab (duas edições) e o GrafoLab em Curitiba. Atualmente é mestrando em Cinema e Artes do Vídeo na FAP/Unespar, onde se dedica à pesquisa sobre representações da masculinidade negra, além de trabalhar no desenvolvimento de séries. “A Santa”, selecionado para a 2ª edição da Residência BASE, é seu segundo roteiro para longa-metragem e contará com direção de Aly Muritiba e produção da Grafo Audiovisual.

Realização
Logotipo-Cinema.jpg
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

ALANA RODRIGUES E HENRIQUE DOS SANTOS

Coordenador do Projeto Cine Egresso: Fernando Severo

O Projeto Cine Egresso é uma atividade de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar, realizado com o objetivo de apresentar e debater o trabalho de alunos egressos do curso, exibindo obras que tiveram sua participação criativa, realizadas durante a passagem pela escola ou fora dela. Os realizadores convidados podem ser atuantes em qualquer área artística ou técnica, tais como direção, roteiro, direção de fotografia, direção de arte, edição, desenho de som e produção, entre outras.

 

Em cada apresentação o trabalho em foco é estudado e debatido por convidados e pelo público presente. A sessão do projeto que integra o 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva traz como convidados Alana Rodrigues e Henrique dos Santos, que tem se destacado como roteiristas de filmes e séries e já foram selecionados para participação em importantes laboratórios de desenvolvimento de roteiros e projetos no Brasil e exterior.

Apoio
Parceria

© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva