© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

Moderno e contemporâneo: história, política e estilo no cinema

Coordenadores: 

 

Pedro Plaza Pinto, doutor em Comunicação (USP), professor do departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em História na mesma universidade.

 

Rosane Kaminski, doutora em História (UFPR), professora do departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em História na mesma universidade e líder do grupo de pesquisa interinstitucional NAVIS - Núcleo de Artes Visuais.


RESUMO: O simpósio tem como objetivo promover uma discussão sobre recentes formulações da história do cinema e das mais variadas formas de relação entre cinema e história. São privilegiadas as questões de estilo, crítica, política e pensamento do modernismo cinematográfico, considerando a sua inserção na conjuntura de produção. A pauta se concentrará sobre a análise, a circularidade e o intercâmbio de formas fílmicas ou de outros tipos de discursos e materiais que se cristalizaram ao redor da prática cinematográfica a partir da década de 1950, quando se estabeleceu um novo contexto de intervenção e criação. A formação contemporânea de uma moderna cultura cinematográfica variou segundo sínteses dinâmicas entre localismo e cosmopolitismo, e elaborou modelos de apresentação e representação projetados nas telas, dispostos em jornais e revistas ou presentes nos arquivos e cinematecas. Assim sendo, as comunicações poderão versar sobre os mais diversos objetos: filmes, textos, mostras, instituições, sínteses históricas etc.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle