© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

MULHERES NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL BRASILEIRA

COMPOSIÇÃO DA MESA: Andreia Kaláboa, Claudia da Natividade, Denize Araújo e Salete Machado Sirino

19 de setembro, das 9h às 12h | Local: DECOM - UFPR

Grande parte da produção audiovisual brasileira é realizada por mulheres. Na mesa de discussão Mulheres na Produção Audiovisual Brasileira trataremos de temas relacionados a competência destas profissionais na realização de projetos de cinema e televisão. Entre os principais temas discutidos estarão: a identificação de ideias, a transformação de ideais em projetos, a construção de pacotes de talentos para conteúdos audiovisuais, a administração de equipes técnicas e criativas, os retornos esperados quando da realização dos conteúdos audiovisuais, os modelos e as dificuldades de financiamento no audiovisual e a formação de network.

Andreia Kaláboa é Produtora e Diretora de Cinema, Sócia da produtora audiovisual GP7 CINEMA. Graduada em Rádio e TV pela UTP. Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos – Fundação Carolina – Madrid; Pós-Graduação em Formação Executiva de Cinema e Televisão pela UP. Produtora e produtora executiva da série ficcional Contracapa, 13 episódios de 52 minutos para EBC/ TV Brasil e da minissérie documental Um lugar para chamar de CEU. Produziu os longas Iván, Clube dos Solitários, A G uerra de Toyo, Sim - Também Somos Ucranianos e Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná.  Produtora de 23 episódios de TV ficção - Casos e Causos da RPCTV (Globo/PR). Dirigiu os documentáriosPinhão, Olhares e Quadrúpede e os episódios de TV Chá das Cinco, O Taxista, Janela para o Mundo, O Casamento de Dalila, Estranhos em Casa, A Menina de Tranças para o quadro Casos e Causos da RPCTV (Globo/PR).

Cláudia da Natividade é produtora cinematográfica, formada em Filosofia e mestre em Ciências Políticas, pela UFPR. É professora do Curso de Especialização em Cinema, com ênfase em Produção, da Unespar/FAP. Em 2000, depois de viver vários anos na Europa, Cláudia voltou ao Brasil e criou a Zencrane Filmes, produtora cinematográfica de premiados curtas, documentários e filmes de longa-metragem, dentre eles: Estômago, Corpos Celestes e Mundo Cão. Nestes anos de atividade, as obras audiovisuais produzidas pela Zencrane, obtiveram mais de 150 prêmios em festivais cinematográficos no Brasil e no exterior e foram distribuídas em diversos mercados ao redor do mundo.

Denize Araujo, PhD em Literatura Comparada, Cinema e Artes – Univ of California, Riverside, USA; Pós-Doutorado em Cinema, Univ do Algarve, Faro, Portugal; Diretora do Clipagem – Centro de Cultura Contemporânea; Curadora do FICBIC – Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba; Coordenadora da Pós em Intermidias Visuais-Cinema e Docente do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP – Linha de Pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual; Coordenadora do GP CIC-UTP (parceria com o CIAC-Portugal) e do GT Imagem e Imaginários Midiáticos-Compós; Vice-Coordenadora do GT Visual Culture – IAMCR;  Membro do Comitê Científico da SOCINE e do International Council, do Publishing Committee e do Scholarly Review Committee da IAMCR.

 

Salete Machado Sirino é Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Na Universidade Estadual do Paraná/FAP atuou como Diretora do Centro de Artes, gestões 2014/2016 e 2016/2018, e é docente e Coordenadora do Curso de Especialização em Cinema, com ênfase em Produção. Na área do cinema destacam-se suas atuações: diretora e roteirista do longa Travessias e do documentário Estrada do Colono; codiretora e co-adaptação de texto teatral para cinema do filme A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, de Jackson Antunes; direção de produção de Curitiba Zero Grau, de Eloi Pires Ferreira. Organizadora do livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014). Líder do grupo de pesquisa GPCine Estudos de Cinema (UNESPAR/CNPq).

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Mesas
Local de realização: DECOM - UFPR

APOIO

PARCERIA