© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

18 de setembro, das 9h às 12h | Local: DECOM - UFPR

Apresentação, reflexão e levantamento historiográfico - parcial - sobre os cineastas pioneiros no Paraná. Os integrantes do projeto pertencem ao Grupo de Pesquisa CineCriare (UNESPAR/CNPq). Alguns membros do CineCriare também fazem parte do GT para implantação do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo na UNESPAR. A partir destas instâncias, o GT teve seu projeto de pesquisa aprovado pelo Edital do Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada (11/2016), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNESPAR, com apoio da Fundação Araucária. Esta pesquisa e esta mesa-redonda se apresentam como uma contribuição à valorização do patrimônio cultural cinematográfico do Paraná e à revitalização do legado temático e estético desta produção.

Cristiane Wosniak é Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em Artes (FAP-PR). Graduada em Dança (PUC-PR) e Ciências Biológicas (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II / curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança e Bacharelado em Cinema e Audiovisual. É líder do GP CineCriare - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq). É Editora Geral dos Periódicos da FAP.

 

Eduardo Tulio Baggio é Professor no curso de Cinema e Audiovisual da Unespar e documentarista. Entre seus filmes destacam-se João e Maria (2016), Santa Teresa (2014) e Traço Concreto (2013). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico. Líder do grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (UNESPAR/CNPQ) e coordenador do ST Teoria dos Cineastas da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Cine Documental, Aniki, Doc Online, Galáxia e Cognítio. É um dos organizadores dos livros “Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas”, Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema e Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema. 

 

Luís Fernando Severo é Doutorando e Mestre em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em Comunicação e Cultura (UTFPR). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR). Professor Assistente da Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II / curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Realizador de diversos filmes de longa, média e curta metragem, exibidos e premiados em festivais no Brasil e exterior. Exerceu o cargo de diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (SEEC – 2011-2016). É membro do GP CineCriare - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq) e do CIC - Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (UTP/CNPq).

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Mesas
Local de realização: DECOM - UFPR

PIONEIROS DO CINEMA PARANAENSE: MOSAICO DE REGISTROS ESCRITOS E AUDIOVISUAIS

COMPOSIÇÃO DA MESA: Cristiane Wosniak, Eduardo Tulio Baggio E Luís Fernando Severo

APOIO

PARCERIA