© 2019 by Hertz Wendel | Tiago Alvarez | cinemaemperspectiva

CINEMA E PUBLICIDADE

COMPOSIÇÃO DA MESA: Carlão Busato, Valquíria John e Hertz Wendel de Camargo

20 de setembro, das 9h às 12h | Local: DECOM - UFPR

A publicidade sempre transitou em todas as instâncias da sociedade e, especialmente, flerta com todas as categorias e linguagens de diferentes artes. Com o cinema não seria diferente. Hoje, cada vez mais marcas estão investindo em filmes publicitários, mais preocupados em narrar boas histórias, entreter o espectador e ser consumido mais que os produtos que anunciam. Sejam na internet, no intervalo da novela ou antes de começar o filme na sala de cinema, tais narrativas são produzidas estética e formalmente em claro diálogo com o cinema. A mesa abre para discussão não apenas sobre as intertextualidades entre o cinema e a publicidade, mas como cineastas e publicitários operam em um mercado promissor em que as marcas e produtos ganham uma dimensão cultural.

Carlão Busato é publicitário e um dos sócios da produtora Hungry Man, de São Paulo. Atuou no Brasil e nos EUA na direção de filmes publicitários de produtos reconhecidos e grandes marcas entre eles Doritos, Tums, Dove, Hershey's, Lacta, Bis, Burger King. Possui ampla experiência em roteiro e criação para cinema, televisão e internet.

Valquiria John é Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação/PPGCOM e do DECOM da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Líder do grupo de pesquisa Monitor de Mídia. Integrante dos grupos Nefics e COMXXI da UFPR e do Obitel - Observatório Ibero Americano de Ficção Televisiva. Editora da revista Vozes e Diálogo.

 

Hertz Wendel de Camargo é Doutor em Estudos da Linguagem, UEL (2011); Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, UNICAMP (2006); graduações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda (1995). Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), curso de Publicidade e Propaganda. Professor permanente do PPGCOM-UFPR. Autor do livro “Mito e Filme Publicitário: Estruturas de Significação” (Eduel, 2013) – finalista na categoria Comunicação do Prêmio Jabuti 2014. 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Mesas
Local de realização: DECOM - UFPR

APOIO

PARCERIA