top of page
fundo-11-seminario.jpg

Programação
 
SIM 1.png

Simpósio 1 - GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS E NARRATIVAS – HISTÓRIA, ATUALIDADE, DIÁLOGOS E SUBVERSÕES

COORDENADOR: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro (UNESPAR)

SESSÃO 1 | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

1. OS TONS DO NOIR: EXPLORANDO O CINEMA PÓS-NOIR NÓRDICO

Marcelo Eduardo Ribaric (Universidade do Algarve)

 

2. QUEBRA E HOMENAGEM AO MELODRAMA: ANÁLISE DO FILME LONGE DO PARAÍSO

Júlia Cunha De Oliveira (Unespar)

 

3. LE TEMPS DÉTRUIT TOUT: UMA DISCUSSÃO SOBRE O LUTO DO AMOR EM LOVE (2015), DE GASPAR NOÉ

Murilo De Castro (Universidade Positivo)

 

4. UMA EPOPEIA SOBRE A SUPERFICIALIZAÇÃO DA VIDA: O CINEMA DE LEOS CARAX

Julia Ferraz Costa Marques de Castro (Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

5. “VOCÊ JÁ TEM CONTATO COM DEUS?”: RELIGIÃO E MONSTRUOSIDADE FEMININA EM “RAQUEL 1:1” (2023)

Maria Luiza Correa Da Silva (Unespar)

 

6. ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE: UMA ANÁLISE SOCIOPOLÍTICA DA FIGURA TRANSMORFA DO BODE NO CINEMA

Alana Ismail (Unespar)

 

7. EXCITAÇÃO (1976), UM FILME HÍBRIDO

Murilo Lopes Perillo Gomes (UFMT)

SESSÃO 3 | Terça-feira | 17.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

1. RECURSOS ESTILÍSTICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS NO CINEMA: ANÁLISE DA CONDIÇÃO DE DAVID, EM A.I.: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Carolina de Souza Verri (UFG)

 

2. O MOTIVO DO DUPLO NA MISE-EN-SCÈNE DE O MATADOR

Diego Jacó dos Santos (Unespar)

 

3. A EDIÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ESTILO HUMORÍSTICO EM TOP SECRET!

Pedro Amorim Favaro (UFSC)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 4 | Terça-feira | 17.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

4. A PERFORMANCE DE KEVIN COSTNER COMO JOHN DUTTON EM YELLOWSTONE: A VOZ, A CONTENÇÃO E AS TEORIAS DA ATUAÇÃO TEATRAIS E CINEMATOGRÁFICAS

Mauro Baptista (Unespar)

 

5.REPRESENTAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS DO PIONEIRISMO CINEMATOGRÁFICO EM RED DEAD REDEMPTION 2 (Henrique Barbosa Borgato/ Enzo Luigi Muncinelli (Unespar)

 

6. INTERATIVIDADE E EXPERIÊNCIA: O ESPECTADOR ATIVO DE NARRATIVAS INTERATIVAS

Luciano Marafon (UTP)

SIM 2.jpg

Simpósio 2 - MODERNO E CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA E ESTILO NO CINEMA

COORDENADORES: Prof. Dr. Alexandre Rafael Garcia (UNESPAR) e Profa. Dra. Sissi Valente (UEPG)

SESSÃO 1 - Espaços, personagens e lugares | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Sissi Valente

1. DOCUMENTÁRIO “ENEIDA”, DE HELOÍSA PASSOS: UM ESTUDO A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DE MAYA DEREN Fernando Cavazotti Coelho (PPG-CINEAV/Unespar)

 

2. BRASIL BERÇO ESPLÊNDIDO: UM FILME DE EXPORTAÇÃO NO SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (1972) Fernando Seliprandy (UFPR)

 

3. FILMAR COM OS LUGARES: A INFLUÊNCIA DOS ESPAÇOS NA DECUPAGEM DE ATÉ AMANHÃ

Rodrigo Akira Minasse Tomita (PPG-CINEAV/Unespar)

 

4. LIMBO E O CINEMA CONTEMPORÂNEO: JEAN-LUC NANCY E O NOVO PARADIGMA DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA Andrea Cachel (UEL) / Pedro Monte Kling (UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 - Teoria(s) de cineastas | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Alexandre Garcia

5. TE(OROZ)IANDO “A MANIFESTAÇÃO DO ESPETACULOSO” NA FILMOGRAFIA DE CACÁ DIEGUES

Tom Lisboa (PPGCOM/UTP)

 

6. CARACTERÍSTICAS AUTORAIS NA TRILOGIA DO ESQUECIMENTO DE RODRIGO GROTA

Luis Fernando Severo (Unespar)

 

7. PENSAR CRÍTICOS-CINEASTAS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ESTILÍSTICA

Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto (UFPR)

 

8. MARIE RIVIÈRE E O RAIO VERDE: CRIAÇÃO, PARCERIA E REVELAÇÃO

Giovanni Comodo (Unespar)

SESSÃO 3 - Moderno e Brasileiro | Terça-feira | 17.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Sissi Valente

1. A REPRESENTAÇÃO DO OLHAR EM A MARGEM, DE OZUALDO CANDEIAS, E O QUARTO, DE RUBEM BIÁFORA

Guilherme Arthur de Lima Pereira (Cinema e Audiovisual-UFMT) Orientação: Prof. Dr. Leonardo Gomes Esteves (UFMT)

 

2. “DE MISÉRIA BASTA A MINHA”: IMAGENS DE DESIGUALDADE SOCIAL COMO REPRESENTAÇÃO DE TRAUMAS ESTRUTURAIS

Vinícius José Franqueto (PPGHIS/UFPR) Orientação: Profa. Dra. Rosane Kaminski (UFPR)

 

3. NOTAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AS MORADAS (1962-64), O PRIMEIRO FILME DE SYLVIO BACK

Dra. Rosane Kaminski (/UFPR)

 

4. CRÍTICA DE CINEMA EM CURITIBA: CULTURA CINEMATOGRÁFICA EM FORMAÇÃO (1948-1963)

Ricardo Vieira Martins Netto (PPGHIS/UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 4 - Teatro, tragédia e criação | Terça-feira | 17.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Alexandre Garcia

5. O MOTIVO DA CORTINA NO CICLO TRÁGICO DE JAMES GRAY

Pedro de Andrade Lima Faissol (Unespar)

 

6. A TEATRALIDADE DE JOHN CASSAVETES EM SOMBRAS (1959)

Raul Lé (Cinema e Audiovisual/Unespar)

 

7. OS ASPECTOS DA MEMÓRIA NO FILME O ESPELHO DE ANDREI TARKOVSKI

Lennon Augusto dos Santos Ribeiro (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Prof. Dr. Pedro de Andrade Lima Faissol (Unespar)

 

8. A REPRODUÇÃO NO CINEMA DE RAÚL RUIZ COMO POSSIBILIDADE MEDIADORA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ANÁLISE DE CRIAÇÃO

Catalina Sofia Meza Reyes (PPG-CINEAV/Unespar)

SESSÃO 5 - Cinema italiano revisitado | Quarta-feira | 18.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Sissi Valente

1. A SACRALIDADE DO GESTO: REFLEXOS DE UM CINEMA DE POESIA EM TEOREMA DE PIER PAOLO PASOLINI

Felipe Puchalski da Silva Fiedler (Unespar) Orientação: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos (Unespar) e Prof. Dr. Alexandre Rafael Garcia (coorientador/Unespar)

 

2. QUEM FALA MAL, PENSA MAL E VIVE MAL: PALAVRAS, MEMÓRIAS E TEMPORALIDADES EM PALOMBELLA ROSSA

Juliana Rodrigues Pereira (PPGHIS/UFPR)

 

3. DO REGISTRO DOCUMENTAL À CONSTRUÇÃO FICCIONAL NOS PRIMEIROS FILMES DE MICHELANGELO ANTONIONI

Mariarosaria Fabris (USP)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 6 - História(s) do Cinema | Quarta-feira | 18.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Alexandre Garcia

4. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO-TEÓRICO DOS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS DO FILME SÍNDROME ASTÊNICA (1989)

Iurii Kokin (PPG-CINEAV/Unespar)

 

5. RECONSTITUIÇÃO DO CRIME (EM SALA FECHADA) EM O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL

Wellington Sari (PPGHIS/UFPR)

 

6. “PLATAFORMA” (2000) E AS SEIS GERAÇÕES: ESTÉTICAS E QUESTIONAMENTOS

Luiz Eduardo Kogut (PPGHIS/UFPR)

 

7. A NARRATIVA PARAMÉTRICA NO CINEMA DE MICHAEL HANEKE

Mateus Augusto Breda Colpani (PPG-CINEAV/Unespar)

SIM 3.png

Simpósio 3 - IMAGEM, CULTURA E SOCIEDADE NO CINEMA

E NAS ARTES DO VÍDEO

COORDENADORAS: Profa. Dra. Ana Maria Gillies (UNESPAR), Profa. Dra. Cláudia Priori (UNESPAR)

e Profa. Dra. Maria Cristina Mendes (UNESPAR)

SESSÃO 1 - Imagens e Imaginários no cinema brasileiro | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Maria Cristina Mendes

1. AS IMAGENS E O IMAGINÁRIO DA AMAZÔNIA NO CINEMA BRASILEIRO DE FICÇÃO - DE 1960 AOS ANOS 2000

Lídia de Oliveira Ferreira (PPG-CINEAV/ Unespar)

 

2. OS ESTUDOS CULTURAIS E O FILME CHÃO (2019): RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE E CLASSE

José Eduardo Silva Pereira (PPG-CINEAV/ Unespar) Orientação: Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio (Unespar)

 

3. BUSCA DO FEMININO E RELAÇÕES DE PODER EM É PROIBIDO FUMAR (2009), DE ANNA MUYLAERT

Lívia Fiuza Garcia (Cinema e Audiovisual / UFMT) Orientação: Prof. Dr. Leonardo Gomes Esteves (UFMT)

 

4. ENTRE HERÓIS E PAISAGENS: SENTIDOS DA PERDA EM KARIM AÏNOUZ

Lucas Soares de Souza (PPGCOM/UTP)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 - Cinema, autoria e poesia | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Maria Cristina Mendes e Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gilles

5. CINEMA COMO INSTRUMENTO DE POESIA: DE LUIS BUÑUEL A EVERLANE MORAES

Daniela Klem Ribeiro (Cinema e Audiovisual/Unespar – Bolsista IC/Fundação Araucária) Orientação: Profa. Dra. Beatriz Ávila Vasconcelos (Unespar)

 

6. VIVIEN LEIGH E MARLON BRANDO, CORPORIFICAÇÃO FÍLMICA CO-ATUACIONAL EM UM BONDE CHAMADO DESEJO

Ricardo Di Carlo Ferreira (PPGHis/UFPR)

 

7. A POÉTICA SENSORIAL DE MICHEL GONDRY EM “A ESPUMA DOS DIAS”

Lívia Maria Touron de Sene (PPG-CINEAV/Unespar)

 

8. AS CORES DAS FLORES

Márcia Regina Galvan Campos (Mestra/PPGArtes/Unespar)

SESSÃO 3 - Cinema de mulheres - Arte e gênero – Representações | Terça-feira | 17.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Claudia Priori e Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gilles

1. PRAÇA PARIS (2018): ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO

Alexandra Lourenço (UNICENTRO)

Alana Carolina Kopczynski (PPGHis/UNICENTRO)

 

2. MULHERES ARTISTAS: PRESENÇA E PRODUÇÃO NO CENÁRIO CURITIBANO

Nicoly Rechenmacher da Rosa (Artes Visuais/Unespar-Bolsista IC/Fundação Araucária) Layla Roberta de Oliveira Herzer (Artes Visuais/Unespar-Bolsista IC/Fundação Araucária) Orientação: Profa. Dra. Claudia Priori (Unespar)

 

3. LAURA MULVEY E WESTERN: OLHARES AO VELHO OESTE E SUAS MULHERES

Patrícia Lourenço (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Claudia Priori (Unespar)

 

4. REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ESTÉTICOS E ÉTICOS NO FILME PELO MALO (2013) DE MARIANA RONDÓN

Bianca Grabaski Accioly (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Cristiane Wosniak (Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 4 - Imagem - Dissidências - Estudos queer | Terça-feira | 17.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Claudia Priori e Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gilles

5. BARBIE NO MUNDO DA RESSIGNIFICAÇÃO DOS DISCURSOS E ESTEREÓTIPOS: UMA ANÁLISE ICÔNICA DO FILME Helio Ricardo Sauthier (Mestre/PPG-CINEAV/Unespar)

 

6. AS FOTOGRAFIAS DE DIANE ARBUS E O GESTO DE ENQUADRAR O CORPO ESTRANHO (EUA-FR, 1960-70) Francisco da Silveira (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Claudia Priori (Unespar)

 

7. DENTRO DE MIM MORA UMA MULHER - UM ESTUDO DO DOCUMENTÁRIO “MEU AMIGO CLÁUDIA” ÍCONE DA CULTURA POP

Josiany Fiedler Vieira (PPGCOM/UFPR)

 

8. GLITCH E QUEER NA VIDEOPERFORMANCE EC3

Rodrig de Melo (PPG-CINEAV/Unespar)

SESSÃO 5 - Imagem, subjetividades, auto-representação | Quarta-feira | 18.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Maria Cristina Mendes Prof. Dra. Claudia Priori

1. “RESSURREIÇÃO”, DE ARTHUR OMAR: REFLEXÕES SOBRE O ROSTO ENQUANTO IMAGEM-AFECÇÃO

Thaiane de Toledo (Mestra/PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Maria Cristina Mendes (Unespar)

 

2. O FILME-RETRATO E O GESTO MELANCÓLICO EM LES HAUTES SOLITUDES (1974)

Iury Peres Malucelli (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Prof. Dr. Pedro de Andrade Lima Faissol (Unespar)

 

3. ESPELHO

João Miguel Gonçalves Santana (Mestre/PPG-CINEAV/Unespar)

 

4. “COMO NAVEGAR NO INFINITO?”: ANÁLISE DA PLATAFORMA DE VÍDEOS CURTOS NO INSTAGRAM (REELS) NO ENCONTRO COM AS SUBJETIVIDADES DE SEUS USUÁRIOS

Íris de Aguiar Thomé Schmitt (Cinema e Audiovisual/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 6 - Cinema, resistências e cultura negra | Quarta-feira | 18.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dra. Maria Cristina Mendes Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gilles

5. GEOPOLÍTICA E FESTIVAIS DE CINEMA: CONTROLE, CENSURA, RESISTÊNCIA E DISPUTA DE SENTIDO DE OUSMANE SEMBÈNE (SENEGAL) E IDRISSA OUÉDRAOGO (BURKINA-FASO) NO FESTIVAL DE CANNES

Nathan dos Santos Alves (Universidade Nova de Lisboa /UNL-FCSH)

 

6. O CORPO NEGRO EM PERFORMANCE PARA A CÂMERA

Juliana Ferreira (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Maria Cristina Mendes (Unespar)

 

7. CINEMA E IMAGINÁRIOS CULTURAIS: O MUNDO DOS ESPÍRITOS PELAS LENTES DE EDUARDO COUTINHO

Gabriella Bertrami Vieira (PPH/UEM – Bolsista Capes) Orientação: Profa. Dra. Vanda Fortuna Serafim (PPH/UEM)

 

8. A PERSPECTIVA CRÍTICO-SOCIAL DA CURITIBA URBANA DE 1970 A PARTIR  DA PRODUÇÃO COLETIVA DO CURTA-METRAGEM ATENÇÃO REALIDADE (1979)

Nalu do Amaral Polak (Licenciatura em História/PUC-PR) Orientação: Profa. Dra. Daniele Rocha Saucedo (PUC-PR)

SIM 4.png

Simpósio 4 - DESIGN SONORO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Coordenadores: Profa. Dra. Débora Opolski (UFPR), Prof. Me. Demian Garcia (UNESPAR)

e Prof. Dr. Ulisses Galetto (UNESPAR)

SESSÃO 1 | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Ulisses Galetto

1. OS CINEASTAS DA VOZ NO CINEMA DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO: CRIAÇÃO DE DIÁLOGOS DE DESENHOS ANIMADOS Felipe Renã Golim Stocco (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Débora Regina Opolski (UFPR/PPG-CINEAV/Unespar)

 

2. REALISMO E O SOM NO CINEMA

Pedro Osinski Carneiro (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Prof. Dr. Fábio Jabur de Noronha (Unespar/EMBAP)

 

3. SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO SONORA DE FOLEY EM FILMES NARRATIVOS DE FICÇÃO

Juliano Carpen Schultz (Mestre/PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Débora Regina Opolski (UFPR/ PPG-CINEAV/Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Me. Demian Garcia

4. UTILIZANDO IMAGENS ESPECTRAIS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PRÁTICAS CONDUZIDAS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO SONORA

Débora Regina Opolski (UFPR/PPG-CINEAV/Unespar)

 

5. ESPECTRO DA MÚSICA DA TRILHA SONORA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

Rodrigo Janiszewski (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Débora Regina Opolski (UFPR/ PPG-CINEAV/Unespar)

 

6. TRADIÇÕES E MODERNIDADES NAS TRILHAS DO CINEMA DE HORROR BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Joezer de Souza Mendonça (Unespar/EMBAP)

SIM 5.png

Simpósio 5 -  AUDIOVISUALIDADES, CONSUMO E CULTURA POP

COORDENADORES: Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo (UFPR) e Prof. Dr. Tiago Alvarez (UNESPAR)

SESSÃO 1 - Semiótica e imaginário | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

1. HQ NA FICÇÃO SERIADA: A CONFLUÊNCIA DE SIGNAGENS EM HEARTSTOPPER

Rafael Alessandro Vianna (PPG-CINEAV/Unespar)

 

2. HISTÓRIAS DE FANTASMAS: O OLHAR WARBURGUIANO PARA AS IMAGENS DO SOBRENATURAL NAS ANIMAÇÕES DA DISNEY

Diego Friedrich (Mestre/PPGCOM/UFPR)

 

3. REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO A PARTIR DA SÉRIE “CIDADE INVISÍVEL”

Caroline de França Uniga (PPGCOM/UFPR)

 

4. UMA ANÁLISE DO CONSUMO DA SÉRIE LUCIFER

Nathalia Akemi Lara Haida (PPGCOM/UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 - Semiótica e imaginário | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

5. ELA VOLTOU: UMA ANÁLISE DA MEMÓRIA AFETIVA ENTRE OS TELESPECTADORES DE WANDINHA (2022)

Laura Giordani Marques (PPG em Ciências da Linguagem/UNISUL) Orientação:  Prof. Dr. Mario Abel Bressan Junior (UNISUL)

 

6. EXPRESSIONISMO ALEMÃO E ESTILO NO ESPECIAL DE TV LOBISOMEM NA NOITE (2022)

Anna Claudia Soares (PPGCOM/UTP)

 

7. A DISCUSSÃO POLÍTICA EM STAR WARS – ESTUDO DE RECEPÇÃO COM FÃS DA SAGA

Daniel Arias Zierhut (Mestre/PPGCOM/UFPR – bolsista parcial CAPES/Fund. Araucária)

8. ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM AUDIOVISUAL SOB A PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO: ANÁLISE DO DISCURSO GRÁFICO NA CAMPANHA DO RENAULT ZOE E-TECH 100% ELÉTRICO

Dra. Letícia Salem Herrmann Lima (Docente/UFPR) Mariana Fogaça de Souza (Comunicação Institucional/UFPR)

SESSÃO 3 - Audiovisualidades, consumo e cultura pop | Terça-feira | 17.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

1. IMAGENS DO FEMININO EM CARTAZES DE PORNOCHANCHADA: INTERSEMIOSES ENTRE CINEMA E PUBLICIDADE Hertz Wendell de Camargo Docente/PPGCOM/UFPR) João Emerson da Costa (PPGE/UFPR)

 

2. TRANSCRIAÇÃO NA MITOLOGIA DA MARCA CERVEJA COLOMBINA

Ludmila M. N. Capuzzo (PPGCOM/UFG)

 

3. O SENTIDO DA COR NA MISE-EN-SCÈNE DO FILME PUBLICITÁRIO COME TOGETHER: A FASHION PICTURE IN MOTION DE WES ANDERSON

Dr. Tiago Alvarez (Docente/Unespar)

 

4. CURTA-METRAGEM “SUPERMERCADO” (2012): AUTOFAGIA CINEMATOGRÁFICA E METACRÍTICA DO CONSUMO

Murilo Cesar Rocha Demarch (Publicidade e Propaganda/UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 4 - Audiovisualidades, consumo e cultura pop | Terça-feira | 17.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

5. PEGA A VISÃO DO PARAÍSO NOS VIDEOCLIPES DO FUNK OSTENTAÇÃO

Sionelly Leite (Doutora/PPGCOM/UFPR)

 

6. AS GAROTAS DE ROSA SE DIVERTEM MAIS: O FASCÍNIO DA CULTURA POP PELA JUVENTUDE FEMININA

Ana Júlia Olivier Rocha (Cinema e Audiovisual/ Unespar)

 

7. REPRESENTAÇÕES DO VODU NA CULTURA VISUAL CONTEMPORÂNEA (2000-2020)

Ana Camille Kroin (graduanda/UFPR) Orientação: Profa. Dra. Karina Kosicki Bellotti/UFPR)

8. ISSO É NARRATIVA: SOBRE A MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FLUXO DE MÍDIA – PARA ALÉM DA CAIXA-PRETA

Rodrigo dos Santos Estorillio/PPGCOM/UTP)

 

SESSÃO 5 - Mídias, hibridismos e narrativas | Quarta-feira | 18.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

1. INFLUENCIADORES DIGITAIS E A TRAMITAÇÃO ENTRE AS MÍDIAS: UM ESTUDO SOBRE A CULTURA DA CONVERGÊNCIA NO UNIVERSO VIIH TUBE

Maria Vitoria Izoton (Cinema e Audiovisual/UFMT) Orientação: Profa. Me. Beatriz Lobo (UFMT)

 

2. A HIPER-REALIDADE: O IMPACTO DAS MÍDIAS INSTANTÂNEAS NA CULTURA POPULAR

Yuri A. R. Martins (PPG-CINEAV/ Unespar)

 

3. MÍDIA E DIONISIO: IMBRICAÇÕES ENTRE O TEATRO E O AUDIOVISUAL DURANTE A PANDEMIA CONVID-19

Rafael L O Pedretti (PPGCOM/UFPR)

 

4. NO MEIO DO CAMINHO: SEMIOSES ENTRE VIDEOARTE, MÍDIA E CULTURA POP

Carla Elisabete Rodrigues (Bacharel em Artes Cênicas/Unespar) Orientação: Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo/PPGCOM/UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 6 - Mídias, hibridismos e narrativas | Quarta-feira | 18.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Prof. Dr. Hertz Camargo e Prof. Dr. Tiago Alvarez

5. O DISCURSO DISRUPTIVO EM FAVOR DO CONSERVADORISMO

Maria Estela Silva Andrade (Doutoranda Comunicação/Universidade Paulista)

 

6. AS DIFICULDADES DA DIFUSÃO E DO CONSUMO DE VIDEOGAMES NO BRASIL

Gabriela Milleo (Cinema e Audiovisual/ Unespar)

 

7. ARTE E NARRATIVA EM JOGOS INDEPENDENTES - UMA ANÁLISE DE GRIS

Thiago Oliveira Siqueira (Cinema e Audiovisual/ Unespar)

 

8. TUDO AZUL EM PERFECT BLUE (1997)? CONSIDERAÇÕES SOBRE A CULTURA IDOL JAPONESA NA ANIMAÇÃO DE SATOSHI KON

Pedro Gabriel de Souza e Costa (PPGCOM/UTP - Bolsista CAPES) Fernando de Barros Honda (Doutorando em Filosofia/PPGF-PUCPR)

SIM 6.jpg

SIMPÓSIO 6 – ANIMAÇÃO: POÉTICAS, ESTÉTICAS E DISCURSOS

Coordenadores: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos (UNESPAR); Profa. Dra. Elisângela Lobo Schirigatti (UTFPR); Prof. Dr. Marcelo Abilio Públio (UTFPR) e Prof. Dr. Tiago Alvarez (UNESPAR)

SESSÃO 1 | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Elisângela Lobo e Prof. Dr. Marcelo Públio

1. “O CASTELO ANIMADO”: UMA ADAPTAÇÃO CRIATIVA DE HAYAO MIYAZAKI (8h15 às 8h40)

Dora Teixeira de Oliveira Andrade (Artes Visuais/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Maria Cristina Mendes (Unespar)

 

2. O CINEMA ANTIGUERRA DE HAYAO MIYAZAKI E ISAO TAKAHATA (8h40 às 9h05)

Gabriel Lacerda de Souza (UEPG)

 

3. ANIMÊ E ANIMAÇÃO: TENSÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE TEXTOS DE HAYAO MIYAZAKI (1979-1996) (9h05 às 9h30)

Thereza Cristina de Oliveira e Silva (UEL)

30min de debate

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 11h55

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos

4. SUMMER WARS: O JAPÃO CINDIDO ENTRE A VIRTUALIDADE E A REMINISCÊNCIA CINEMATOGRÁFICA (10h30 às 10H55)

Álvaro André Zeini Cruz (Faculdades Integradas de Bauru)

 

5. ABRALA: UMA INICIATIVA DE REGISTRO E DIVULGAÇÃO DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA (10h55 às 11h20)

Elisangela Lobo Schirigatti (UTFPR); Marcelo Abilio Públio (UTFPR); Bruno Azzani Braga (PUC-PR)

SIM 7.png

SIMPÓSIO 7 - CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

Coordenadoras: Profa. Dra. Salete Machado Sirino, Profa. Dra. Solange Straube Stecz

Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins

SESSÃO 1 | Segunda-feira | 16.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins e Lucas da Cunha Selau

1. FESTIVAL DE CINEMA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIAS DE VIDA

Dra. Divania Luiza Rodrigues (Unespar/Campo Mourão; Samuel Henrique de Figueiredo (Graduando/Pedagogia/Unespar/Campo Mourão) Greiciane Farias da Silva (Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. Unespar/Campo Mourão)

 

2.  MEMÓRIA E AFETO EM UM DIA COM JERUSA: EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NEGRA

Vanessa de Freitas Sousa (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Rosane Kaminski (UFPR/ PPG-CINEAV/Unespar)

 

3. ESTUDO DA OBRA FÍLMICA “O CASO DOS IRMÃOS NAVES”: A METÁFORA E A MEMÓRIA NO CINEMA

João Diego Leite (UTP)

 

4. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CINEMA ACERCA DA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL

Dara Oliver Andia (Cinema e Audiovisual/Unespar - PIBIC/Fundação Araucária) Orientação: Profa. Dra. Solange Straube Stecz (Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 | Segunda-feira | 16.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins e Eloisa Maria Fernandes

5. CINEFAP: RESGATE HISTÓRICO DE UM CINECLUBE UNIVERSITÁRIO

Teodoro Andrade dos Santos (Cinema e Audiovisual/ Unespar)

 

6. INSTALADAS DE NORTE A SUL”: AS POLTRONAS DA MÓVEIS CIMO S.A. E OS CIRCUITOS EXIBIDORES (1950-1960)

Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva – Doutorando/ PPGHIS/UFPR)

SESSÃO 3 | Terça-feira | 17.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Solange Straube Stecz e Barbara de Bulhões

1. "CINE EDUCAÇÃO "A INTEGRAÇÃO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 13.006/2014

Lucas Oliveira de Jesus (Pós-graduando em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais)

 

2. PATRIMÔNIO IMATERIAL EM CENA:O TRABALHO DE TRADUÇÃO ÉTICA NA PRODUÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO AUDIOVISUAL SOBRE O BOI-DE-MAMÃO

Dra. Fernanda Martins Felix (Unespar)

 

3. FOTOGRAFIA COMO LINGUaGEM MEDIADORA ENTRE PÚBLICO E MUSEU: BERGALA, A VONTADE DE MOSTRAR E PROCURA DE SENTIDO NA IMAGEM

Leopoldo Fronza (Cinema e Audiovisual/Unespar)

 

4. PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL: O CASO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ

Eloisa Maria Fernandes (PPGARTES/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins (Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 4 | Terça-feira | 17.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Solange Straube Stecz e Barbara de Bulhões

5. POR UMA PEDAGOGIA DAS MARGENS: RELATO SOBRE A FORMAÇÃO LIVRE EM CINEMA EM EDUCAÇÃO

Ms. Gabriela Rizo Ferreira (Unespar)

 

6. CINEMA NA ESCOLA: EXPANSÃO DO ESPAÇO-TEMPO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Odair Rodrigues dos Santos Junior (Mestre/PPGARTES/Unespar)

 

7. AS COMPETÊNCIAS DA BNCC NO FILME O MENINO E O MUNDO (2013) DO DIRETOR ALÊ ABREU

Juliane Kelm Ramos (Mestranda/Sociologia/UFPR.

 

8. CINEMA DE DOCUMENTÁRIO, UMA RARIDADE NA TELEVISÃO ABERTA: O CASO DA TVT

Wagner de Alcântara Aragão (Doutorando/PPGCOM/UFPR)

Mariana Aline de Oliveira (Graduanda/Ciências Sociais/UFPR)

SESSÃO 5 | Quarta-feira | 18.10.23 | 08h00 às 10h00

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Salete Sirino Machado e Regiane Bressan

1. A ESCRITA FÍLMICA A PARTIR DA OBRA A VIDA INVISÍVEL (2019) DO DIRETOR KARIM AÏNOUZ

Dra. Zeloi Aparecida Martins (Unespar)

 

2. CINEMA EM MÍDIAS: A ARTE CINEMATOGRÁFICA NAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS

Danilo Custódio Benites (PPGARTES/ Unespar) Orientação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins (Unespar)

 

3. ESTUDO SOBRE A OBRA FÍLMICA HELEN (2019) DO CINEASTA ANDRÉ MEIRELLES COLLAZZO

Kayllane Susan Maphuz (Licenciatura em Artes Visuais/Unespar – Bolsista PIC) Orientação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins (Unespar)

 

4. ESPECIFICIDADES DO CURTA-METRAGEM: ADAPTAÇÕES DO PARADIGMA DE TRÊS ATOS EM TRAMAS CURTAS

Douglas M. Santos (Cinema e Audiovisual /Unespar)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 6 | Quarta-feira | 18.10.23 | 10h30 às 12h30

Coordenação/mediação: Profa. Dra. Salete Sirino Machado e Regiane Bressan

5. ESTUDO DA OBRA FILMICA: UM FILME DE CINEMA (2015) DE WALTER CARVALHO

Lucas da Cunha Selau (Licenciatura em Artes Visuais/Unespar/Bolsista PIBIC) Orientação: Profa. Dra. Zeloi Aparecida Martins (Unespar)

 

6. CONTORNOS RITUALÍSTICOS E PERFORMÁTICOS EM IVAN CARDOSO: UMA ANÁLISE DA CENA DE ABERTURA DE SENTENÇA DE DEUS (1972)

Frederico Franco (PPG-CINEAV/ Unespar)

 

7. NARRATIVAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: O DISPOSITIVO SMARTPHONE NO GÊNERO DOCUMENTÁRIO “OUTROS ABRIGOS"

Thiago Henrique Cardoso (PPG-CINEAV/Unespar) Orientação: Profa. Dra. Cristiane Wosniak (UFPR/Unespar)

 

8. UMA ANÁLISE SOBRE O EROTISMO EM A DAMA DO LOTAÇÃO (1978), DE NEVILLE D’ALMEIDA

Julia Barbara da Silva (Graduanda/Cinema e Audiovisual/UFMT) Orientador:  Prof. Dr. Leonardo Gomes Esteves (UFMT)

DATAS IMPORTANTES

  • Realização do evento: 16 a 20 de outubro de 2023 (sendo que os SIMPÓSIOS TEMÁTICOS acontecem nos dias 16, 17 e 18/10 – somente pela manhã – das 08h00 às 12h30);

  • Prazo para submissão dos resumos nos Simpósios: de 21 de agosto de 2023 a 12 de setembro de 2023;

  • Divulgação dos trabalhos aprovados / envio das cartas de aceite por e-mail: até 21 de setembro de 2023;

  • Recepção dos textos completos para publicação de anais com ISSN: até 22 de dezembro de 2023

O EVENTO OCORRERÁ DE FORMA PRESENCIAL

Local: UNESPAR - Campus Curitiba II - Sede Boqueirão

R. Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão, Curitiba - PR

Realização
LOGO UNESPAR FUNDO BRANCO.png
fap_logo_branco.png
logo_ppgcineav_branca.png
cinema_branca.png
logo_ppgartes_branca.png
Parceria
logo_ufpr_branca.png
Logo Agência Sinapse branco.png
Apoio
logos_branco.png
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page