top of page
fundo-11-seminario.jpg

Lançamento de livros
 

DIA 16.10.23

Segunda-feira | 10h

No intervalo dos simpósios

LANÇAMENTO DOS LIVROS DA

COLEÇÃO ESCREVER O CINEMA

CEC2 capas livros 6, 7, 8.png

Coleção Escrever o Cinema lança sua 2ª temporada de livros Mantido pela produtora de cinema O Quadro, o selo para publicações de livros “Edições A Quadro” lança três novos títulos da Coleção Escrever o Cinema.

PAULO EMÍLIO NA EMERGÊNCIA DO CINEMA NOVO: Diálogos com David Neves e Glauber Rocha

Autor: Pedro Plaza Pinto

 

Sinopse: Paulo Emílio na emergência do Cinema Novo explora a relação dialógica, contraditória e intensa do fundador da Cinemateca Brasileira com os críticos-cineastas David Neves e Glauber Rocha. As afinidades eletivas são atravessadas pelo reconhecimento de um legado crítico, pelo desencontro de expectativas e pela postura prudente no período de afirmação do Cinema Novo, quando Paulo Emílio Salles Gomes recusa a posição de ideólogo, mas destaca a nova consciência crítica do movimento.

FICÇÃO ESPECULATIVA NO CINEMA NEGRO BRASILEIRO: A estética afrofuturista em curtas-metragens

Autora: Kariny Martins

 

Sinopse: Ficção especulativa no cinema negro brasileiro: A estética afrofuturista em curtas-metragens apresenta o conceito de afrofuturismo e identifica a sua manifestação no cinema negro brasileiro do século XXI. Após investigar a origem e o sentido do termo, estabelecendo diálogos com diferentes referências, a autora Kariny Martins encontra nos filmes analisados a incrível potência deste cinema e a inconteste relevância desta vertente artística.

O NACIONAL NOS CINEMAS BRASILEIRO E ARGENTINO, 1995 A 2002

Autor: Eduardo Dias Fonseca

 

Sinopse: O nacional nos cinemas brasileiro e argentino, 1995 a 2002 se propõe a identificar e a refletir criticamente sobre a figuração do “nacional” no cinema produzido pelos dois países neste período específico. Para isso, o autor promove uma aliança entre o exame do contexto de produção via fomento estatal e os procedimentos de análise fílmica de oito longas-metragens lançados na passagem do século XX para o XXI.

Autores/as

 

Pedro Plaza Pinto é professor do Bacharelado em História-Memória e Imagem e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua também como docente colaborador do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É membro dos grupos de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (UFPR/CNPq), História e Audiovisual (USP/CNPq) e Cinecriare (Unespar/CNPq).

 

Kariny Martins é curadora, roteirista e pesquisadora de cinema e audiovisual. Mestra em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), investiga as intersecções entre ficção especulativa, cinemas negros contemporâneos e a curadoria em perspectiva decolonial. Atualmente é roteirista na TV Globo.

 

Eduardo Dias Fonseca é docente na área de produção e administração cultural na América Latina do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Doutor e mestre em Artes (linha de pesquisa Cinema) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), é também graduado em Administração pelo Centro Universitário UNA.

 

DIA 18.10.23

Segunda-feira | 19h

Local: Reitoria da UFPR

CONVERSA COM O AUTOR PEDRO PLAZA

E COM OS EDITORES ALEXANDRE GARCIA E JULIANA PEREIRA

a quadro.jpeg

Rede social: www.instagram.com/aquadroedicoes

 

A segunda temporada da Coleção Escrever o Cinema é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da empresa EBANX e apoio do Estúdio Tijucas.

Partindo da ideia de que filmes não cabem só na tela, a Coleção Escrever o Cinema expande para a página dos livros o ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Nos volumes da coleção, criada em 2021, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras e estilos da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas sempre retornando para os filmes em si.

 

Neste ano de 2023 são lançados os livros "Paulo Emílio na Emergência do Cinema Novo", escrito por Pedro Plaza Pinto; "Ficção Especulativa no Cinema Negro Brasileiro", escrito por Kariny Martins; e "O Nacional nos Cinemas Brasileiro e Argentino - 1995 a 2002", escrito por Eduardo Dias Fonseca. Partindo de diferentes períodos históricos do país, os três livros abordam a pluralidade do cinema brasileiro em diálogo com diversos filmes e aspectos políticos nacionais.

 

A Coleção Escrever o Cinema tem como objetivo geral expandir o alcance das pesquisas científicas na área do cinema, incentivando os estudos em artes e destacando o Paraná como polo de produção e divulgação de reflexão teórica, estética e histórica do cinema e audiovisual, além de fortalecer o mercado editorial paranaense e brasileiro ligado às artes e à cultura. Em 2019 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com o primeiro mestrado em cinema público e gratuito no Sul do Brasil. O programa foi inicialmente coordenado por Eduardo Baggio, pesquisador e professor da instituição, que escreveu Documentário: filmes para salas de cinema com janelas, o quinto volume da Coleção Escrever o Cinema, publicado em março de 2022. Pouco mais de um ano depois, no dia 3 de junho de 2023, a AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento), de Portugal, premiou o livro de Eduardo Baggio como melhor publicação da área no ano de 2022.

 

A Coleção Escrever o Cinema é um projeto de publicação de textos no formato de livro impresso, viabilizado via lei de incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, organizado e editado por pesquisadores de Curitiba. A primeira temporada da coleção lançou 5 livros entre 2021 e 2022: A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; Eugène Green e a Hipótese do Cinema Descortinado, escrito por Pedro Faissol; Contos Morais e o Cinema de Éric Rohmer, escrito por Alexandre Rafael Garcia; A Representação do Milagre no Cinema: iconografia, idolatria e crença, escrito por Pedro Faissol; e Documentário: filmes para salas de cinema com janelas, escrito por Eduardo Tulio Baggio.

DIA 16.10.23

Segunda-feira | 10h

No intervalo dos simpósios

LANÇAMENTO DOS LIVROS DA

COLEÇÃO ARTES DO CINEMA E DO VÍDEO

Imagem1.png
Imagem2.png
Imagem3.png

A Coleção Artes do Cinema e do Vídeo tem como objetivo a publicação, em forma de e-book, de dissertações selecionadas, produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná. Busca-se, assim, divulgar e fortalecer a pesquisa sobre Cinema e Vídeo enquanto campos artísticos, com ênfase tanto nos processos de criação artística, quanto em teorias e discursos que se materializam nestas artes.

 

Coordenação: BEATRIZ AVILA VASCONCELOS e DÉBORA OPOLSKI (PPG-CINEAV-UNESPAR).

 

Os e-books da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo são publicados com verba Proap/CAPES e de acesso gratuito pelo site do PPG-CINEAV e o site da Editora Letraria:

 

https://ppgcineav.unespar.edu.br/colecaoartesdocinemaedovideo

https://www.letraria.net/colecao-artes-do-cinema-e-do-video/

 

Neste lançamento de livros, serão lançados os três mais recentes volumes da Coleção:

VOLUME 3: CÓPIA FULEIRA [LIVRO ELETRÔNICO]: ESTÉTICA VHS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO E O PROCESSO CRIATIVO DO FILME DUBLÊ DE NAMORADO

Autor: Christopher Faust

 

Cópia fuleira: estética VHS no cinema contemporâneo e o processo criativo do filme “Dublê de namorado”, de Christopher Faust, é fruto de sua pesquisa de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio e defendida no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/Unespar). O período de realização da pesquisa junto à universidade é de 2020 a 2022, porém, a origem de seu fascínio pelo tema remonta ao início dos anos 2000, quando o jovem Faust, em Blumenau/SC, era um frequentador assíduo de videolocadoras. Neste período, o VHS ainda era o suporte incontornável de todo/a cinéfilo/a e a videolocadora era o espaço de formação da cinefilia brasileira.

VOLUME 4: A REALIDADE CRIATIVA NAS OBRAS DA CINEASTA MAYA DEREN

Autora: Fernanda Ianoski Ferro

 

Olhar para a presente pesquisa sobre Maya Deren é também reconhecer as expressividades de Fernanda Ianoski, formada em Artes Plásticas, professora na educação básica, escritora, pesquisadora. Fernanda, mulher, é muito mais e constrói uma realidade criativa nas formas de experienciar a ciência. Não gratuitamente a autora escolhe Maya Deren para inspirar sua trajetória acadêmica, prolifera-se a identificação com uma mulher artista que pensa e realiza. Os escritos derenianos dão a ver uma artista experimental e uma teórica multifacetada, criativa. Deren é mulher e ser mulher exige criatividade, Fernanda Ianoski tem a consciência e empenha-se na expansão científica do tema.

VOLUME 5: INSPIRAR, CRIAR, COMPARTILHAR: CONVERGÊNCIAS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE AGNÈS VARDA

Autora: Silvane Maltaca

 

Inspirar e inspirar-se, ser criadora e criatura e compartilhar com o mundo o resultado de sua permanente análise do todo e das partes: esse foi o trabalho de Agnès Varda. Sua vida e sua obra encontraram em Silvane Maltaca uma imagem refletida e o ciclo de inspirar, criar e compartilhar repetiu-se nesse livro que agora temos em mãos. Em Inspirar, criar, compartilhar: convergências nos processos de criação de Agnès Varda, a artista é o objeto do olhar, sua obra cinematográfica, o meio pelo qual a enxergamos. Cinema para quem, para quê? Aprofundamento de estudo sobre uma obra ou quem a criou para quê, para quem? Tanto Agnès Varda quanto Silvane Maltaca analisam, estudam, desmembram aquilo sobre o que pousam seus olhos para poder ver mais de perto. Elas fazem um jogo de espelhos.

O EVENTO OCORRERÁ DE FORMA PRESENCIAL

Local: UNESPAR - Campus Curitiba II - Sede Boqueirão

R. Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão, Curitiba - PR

Realização
LOGO UNESPAR FUNDO BRANCO.png
fap_logo_branco.png
logo_ppgcineav_branca.png
cinema_branca.png
logo_ppgartes_branca.png
Parceria
logo_ufpr_branca.png
Logo Agência Sinapse branco.png
Apoio
logos_branco.png
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page