capa 2925x1029.png
Programação
Simpósio Temático nº 1
Gêneros Cinematográficos e Narrativas - História, Atualidade, Diálogos e Subversões
Coordenador: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1 - Horror, Terror e Fantasmas

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Fabio Luciano Francener Pinheiro

1. DA LITERATURA PARA O CINEMA: O HORROR NAS ADAPTAÇÕES DE STEPHEN KING 

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (UEMG)

 

2. A BRUXA (2016): UMA ANÁLISE DO GÊNERO E DO SOCIAL

Viviane Sousa (UNESPAR/FAP)

 

3. O LUGAR DO FANTASMA NO HORROR CONTEMPORÂNEO: O CASO DO FILME SOMBRAS DA VIDA

Camila Beatriz Saldanha Maia (UAM)

 

4. O USO DA QUEBRA DA QUARTA PAREDE NO TERROR PSICOLÓGICO DE “FUNNY GAMES”

Amanda Bonfim (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2 - Gêneros e Narrativas no Cinema Brasileiro

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Fabio Luciano Francener Pinheiro

5. A SUBVERSÃO DO GÊNERO DO HORROR POR GABRIELA AMARAL ALMEIDA

Maria Luiza Correa da Silva (UFF)

 

6. EFEITOS DO REAL EM O LOBO ATRÁS DA PORTA (FERNANDO COIMBRA, 2013)

Ana Daniela de Souza Gillone (USP)

 

7. ENCENAÇÃO E ENCARNAÇÃO: A TRAJETÓRIA DAS MACUMBAS NO CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 1970

Eduardo Martins Zimermann Camargo (UFPR)

8. UMA ANÁLISE SOBRE A NARRATIVA DE O PRIMEIRO DIA (1999) E A SUA GEOGRAFIA SOCIAL

Giovanni Rei Ribeiro Ojeda (UFSCAR)

Allana Calil Dotto Silva (UFMT)

Leonardo Gomes Esteves (UFMT)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3 - Narrativas Seriadas

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Fabio Luciano Francener Pinheiro

1. OLHARES E OSCILAÇÕES DE GÊNERO EM MY MAD FAT DIARY 

Bárbara Murakami de Albuquerque (UNESPAR/FAP)

 

2. KEVIN CAN F*** HIMSELF: A SUBVERSÃO DA PERSONAGEM DA ESPOSA EM SITCOMS

Gabriela Quadros Ribeiro (UNESPAR/FAP)

 

3. CONFLITOS ENTRE MATERNIDADE E CARREIRA EM GREY’S ANATOMY

Virgínia Jangrossi (UFSCAR)

 

4. OS ARQUÉTIPOS CLÁSSICOS DAS SÉRIES DE COMÉDIA

Heitor Augusto de Avila Miranda (UNESPAR)

 

5. TRANSMIDIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DO GROTESCO NO EPISÓDIO OFFICERS AND WOLVES DE THE MIDNIGHT GOSPEL 

Rogério C. De Almeida (UTFPR)

Julia Vidal (UTFPR)

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 4 - Fantasia e Ficção

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Fabio Luciano Francener Pinheiro

1. O SUBURBANISMO FANTÁSTICO PERIFÉRICO

Pedro Lauria (UFF)

 

2. O MITO, O REAL E O FANTÁSTICO EM PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS

Stephanie Watanabe (UAM)

 

3. A REPRESENTAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL NA FICÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE THEY LIVE (1988)

Victor Finkler Lachowski (UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 5 - Filme Histórico e Melodrama

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Fabio Luciano Francener Pinheiro

4. LUCHINO VISCONTI E A SUBVERSÃO DO DRAMA HISTÓRICO EM LUDWIG

Luis Fernando Severo (UTP; UNESPAR/FAP)

 

5. O MATERIAL MELODRAMÁTICO EM FUNÇÃO DO REALISMO SOCIAL EM "LA FAMILIA” (2017) DE GUSTAVO RONDÓN CÓRDOVA 

Thiago Bezerra de A. Benites (UNESPAR/FAP)

Simpósio Temático nº 2
Cinema de Animação - Perspectivas, Hibridações e Poéticas
Coordenadoras: Profa. Dra. Jani Mendonça e Profa. Dra. Marcia Alves

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Jani Mendonça e Marcia Alves

1. RELATO DE PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COLETIVA PARA O ESTUDO DE STOP MOTION

Thalia Filgueiras (UFPR)

 

2. O SOBRENATURAL É POP: IMAGENS DA ESPIRITUALIDADE NOS FILMES DA DISNEY

Diego dos Santos (UFPR)

Hertz Wendell de Camargo/Orientador (UFPR)

 

3. LUDO-FÁBULA OU “PEQUENO LIVRO-TEATRO ILUSTRADO DE FORMAS VIRTUAIS ANIMADAS”: POSSIBILIDADES LÚDICAS DE GRAVURAS E RECORTES EM JOGOS DIGITAIS

Angelo Bissacotti Brum (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Jani Mendonça e Marcia Alves

4. AKIRA (1988): CONSIDERAÇÕES SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS E CONCEITUAIS A RESPEITO DA TECNOLOGIA

Rafael Amaral (UEMC)

 

5. FRAGMENTAÇÕES E EXCESSOS: HIPERESTÍMULO E A CRISE DA NARRATIVA VISUAL EM THE MIDNIGHT GOSPEL

Lucas Soares de Souza (UNESPAR/FAP)

 

6. METÁFORAS EM PRETO, CINZA E VERMELHO: O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM “PARE. OLHE. ESCUTE”.

Mariana de Aguiar Neitzel (UNICURITIBA)

Felipe Hage de Souza Imbelloni (UNICURITIBA)

Lucina Reitenbach Viana/Orientadora (UNICURITIBA)

 

7. PUBLICIDADE E ELEMENTOS DA SEMIÓTICA TENSIVA NO FILME LOGORAMA

Ludmila Martins Naves (PUC-GO)

Simpósio Temático nº 3
Moderno e Contemporâneo: História e Estilo no Cinema
Coordenador/a/es: Prof. Dr. Fernando Seliprandy e Profa. Dra. Margarida Adamatti 

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1 - Imagens em Confronto: Multiculturalismo versus Normatividade

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação:Margarida Adamatti

1. Fuocoammare e as estratégias na construção de imagens de refugiados

Luiz Carlos Sereza (UNESPAR/FAP)

 

2. MORTE, PERIFERIA E MACUMBA NO CINEMA DE GABRIEL MARTINS

Gabriel Lima de Souza Siqueira (UFPR)

 

3. CINEMA ANTIRRACISTA BRASILEIRO: REFLEXÕES SOBRE CONGO (1972) e ALMA NO OLHO (1974)

Alvaro Luiz Nunes (UFPR)

 

4. IMAGINÁRIOS E OS VALORES DA “NOVA DIREITA” ESTADUNIDENSE NO FILME A LAGOA AZUL (RANDAL KLEISER, 1980)

Gabriele da Silva Araujo (UNIFESP)

INTERVALO - 30 minutos

SESSÃO 2 - Autoria e Cinema Moderno

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Fernando Seliprandy

5. PAULO EMÍLIO SALLES GOMES NO LIMIAR DO CINEMA MODERNO

Victor Santos Vigneron de La Jousselandière (USP)

 

6. MELODRAMA E TEATRALIDADE NO FILME THE GLASS MENAGERIE (1950)

Fernanda Sales Rocha Santos (USP)

 

7. ÉRIC ROHMER E AS ARMADILHAS DO ACASO EM NOITES DE LUA CHEIA (1984)

Giovanni Comodo (UNESPAR/FAP)

8. ZONA, TERRITÓRIO LABIRÍNTICO: REFERÊNCIAS CULTURAIS EM STALKER, DE ANDREI TARKÓVSKI

Driciele G. C. R. Souza (USP)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3 - Circuitos e Conexões

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Fernando Seliprandy

1. FILME CINEMA: A GLÓRIA DE FAZER CINEMA EM PORTUGAL DE MANUEL MOZOS

Eduardo Tulio Baggio (UNESPAR/FAP)

 

2. A FÁBRICA MÓVEIS CIMO S.A.: NEGÓCIOS E REDES DE EXIBIÇÃO

Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva (UFPR)

 

3. UMA ANÁLISE DO CURTA-METRAGEM VINIL VERDE (2004), DE KLEBER MENDONÇA FILHO, COMO EXPRESSÃO DO CINEMA MODERNO PERNAMBUCANO

Marcella Wiffler Stefanini (UNICAMP)

 

4. VÁRIAS CAMADAS DE UM FILME: ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994) E SUAS CONEXÕES CINEMATOGRÁFICAS

Maytê Regina Vieira (UFPR)

INTERVALO - 30 minutos

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 4 - Imaginário, Alegoria e Política

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Margarida Adamatti

5. LAURA E SANTA: ALEGORIA DA (I)MORALIDADE EM O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO

Andrea Rosas de Almeida (UFSCar)

 

6. REICHENBACH – FILME DEMÊNCIA E OS ANOS 80

Cauê Soares (UAM)

 

7. a identidade nacional a partir dos materiais mitológicos na obra de Luiz Fernando Carvalho (anos 2000)

Douglas Gasparin (UFPR)

 

8. IMAGENS CRUZADAS: IMAGINÁRIOS DO CORPO MASCULINO EM AMORES IMAGINÁRIOS, DE XAVIER DOLAN

Rafael Alessandro Viana (UNESPAR/FAP)

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 5 - Autoritarismo

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Margarida Adamatti

1. MODERNISMO, HISTÓRIA, MEMÓRIA: O HOMEM DO PAU-BRASIL DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE (1981)

Luiz Ancona (USP)

 

2. REPRESENTAÇÕES DA DITADURA NAS ADAPTAÇÕES DE SÃO BERNARDO (1972) E ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981)

João Vitor Moreno Brunieri (UEL)

3. O MIS PARANÁ NO CONTEXTO CULTURAL DO BRASIL DURANTE O REGIME MILITAR

Cristiane Senn (UNESPAR/FAP)

 

4. AUTORITARISMO, CINEMA E MEMÓRIA: A REPRESENTAÇÃO DA VANGUARDA EM AFTERIMAGE (2016) DE ANDRZEJ WAJDA

Ana Paula Bertoncello Fontes (UEL)

INTERVALO - 30 minutos

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 6 - Memória: Identidades e Suportes

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Fernando Seliprandy

5. CINEMA NO FEMININO: FILMES ETNOGRÁFICOS DE CATARINA ALVES COSTA

Eveline Stella de Araujo (USP; UFPR)

 

6. O PARADOXO DE MURAT

Gustavo Jugend (UFPR)

 

7. O ACERVO FAMILIAR REVISITADO E A ELABORAÇÃO DE NOVAS HISTÓRIAS

Ana Paula Málaga Carreiro (UNESPAR/FAP)

 

8. AÇÃO SUPER8: UM PROGRAMA DE TV A SERVIÇO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO SUPER8 E DOS SUPEROITISTAS 

Flavio Rogerio Rocha (UFSCar)

Simpósio Temático nº 4
Design Sonoro: Processos de Criação
Coordenadores: Profa. Dra. Débora Opolski, Prof. Me. Demian Garcia e Prof. Dr. Ulisses Galetto

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1 - Processos de Criação Sonora

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Demian Garcia

1. VEROSSIMILHANÇA EM FOLEY: USANDO “MENTIRAS” PARA CRIAR “REALIDADES”

Juliano Carpen Schultz (UNESPAR/FAP)

Débora Regina Opolski/Orientadora (UFPR; UNESPAR/FAP)

 

2. A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA DUBLAGEM 

Felipe R G Stocco (UFPR)

Débora Regina Opolski/Orientadora (UFPR; UNESPAR/FAP)

 

3. PROCESSO CRIATIVO NA CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE SONORO EM LUZ NOS TRÓPICOS

Guilherme Farkas (UFF)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2 - O Elemento Sonoro Música

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Débora Opolski

4. O SILÊNCIO COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO MUSICAL FÍLMICA

Marina Marcon Moreira (UFMG)

 

5. FICÇÃO SERIADA “INSECURE”: REPRESENTATIVIDADE, PROTAGONISMO FEMININO NEGRO E INFLUÊNCIA DE MULHERES NA COMPOSIÇÃO DA TRILHA SONORA

Dyone Arruda Cypriano (UFES)

Gabriela Santos Alves (UFES)

 

6. O PAPEL NARRATIVO DA MÚSICA PARA GAMES: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA DE SHADOW OF THE COLOSSUS

Vitor Collodetti Resende (UFES)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3 - Estudos de Caso do Som

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Ulisses Galetto

1. SESSÕES DO PRO TOOLS COMO DOCUMENTOS DO PROCESSO CRIATIVO SONORO: UM ESTUDO DE CASO

Rodrigo Carreiro (UFPE)

 

2. A FUNÇÃO DA TRILHA MUSICAL PREEXISTENTE NA “TETRALOGIA” DA MORTE, DE GUS VAN SANT

Marcus Vinicius Marvila das Neves (UFES)

 

3. O DESENHO DE SOM DE LESLIE SHATZ: UMA ANÁLISE DE GERRY, DE GUS VAN SANT

Gabriela de Azevedo Sampaio (UFES)

INTERVALO - 30 minutos

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 4 - História e Criação Sonora

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Demian Garcia

4. SEEING SOUND, OU A MÚSICA VISUAL DE MARY ELLEN BUTE (autor: Autoria do Vitor Droppa Wadowski Fonseca (UNESPAR/FAP)

Débora Regina Opolski/Orientadora (UFPR; UNESPAR/FAP)

 

5. CHIPS, OSCILADORES E TONS: CHIPTUNES

Gabriel Costa Madeira (UFES) 

Marcus Vinícius Marvila das Neves/Orientador (UFES)

Simpósio Temático nº 5
Identidades e Sexualidades no Audiovisual: Da Produção à Recepção
Coordenador/a/es: Prof. Dr. Anderson Lopes da Silva, Profa. Dra. Regiane Ribeiro e Profa. Dra. Valquíria Michela John

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

1. IDENTIDADE, MEMÓRIA, CINEMA E HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE “PARIS IS BURNING” (1990)

Edson Ferreira Lopes Junior (UNESPAR/FAP)

Zeloi Aparecida Martins/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

2. A MÁQUINA DE FAZER GENOCIDAS: MEMÓRIA E TESTEMUNHO EM “O CASO DO HOMEM ERRADO”

Carlos Alberto Mendonça Filho (UNESPAR/FAP)

 

3. OLGA FUTEMMA: DA AUTOBIOGRAFIA AO FILME-ENSAIO

Hanna Esperança (USP)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

4. MULHERES, TRÂNSITOS E PERTENCIMENTO: ANÁLISE DE UMA GEORGRAFIA DAS CIDADES (2019), DE DAY RODRIGUES

Karolyne Mendes Gomes (UFES)

 

5. REPRESENTAÇÃO E AUTORIA FEMININAS EM “TENTEI”, DE LAÍS MELO

Ana Pellegrini Costa (UNESPAR/FAP)

 

6. IDENTIDADE DA MULHER DESCENDENTE DE IMIGRANTES ITALIANOS NO SUL DO BRASIL REPRESENTADA NO CINEMA: A PERSONAGEM PIERINA NO ENREDO DE O QUATRILHO

Juliano Godoi Moreira (UNIVALI)

Rafael José Bona/Orientador (UNIVALI; FURB)

 

7. SUBVERSÃO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA ADA MCGRATH EM O PIANO, DE JANE CAMPION

Lívia Salvatti Zanuni (UNESPAR/FAP)

Juslaine Abreu Nogueira/Orientadora (UNESPAR/FAP)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3

14h às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

1. CORPORIFICAÇÕES MASCULINAS DE BORDA, EM FOCO “O MENINO E O VENTO” DE CHRISTENSEN

Ricardo Di Carlo Ferreira (UNESPAR/FAP)

 

2. “PEÇO PERDÃO E DESFAÇO EM MIM”: O CORPO-IMAGEM PERFORMATIVO E A MASCULINIDADE NÃO-HEGEMÔNICA

Julia Gasparoto (UNESPAR/FAP)

 

3. CUÍRLOMBOS POSSÍVEIS: A CONSTRUÇÃO DE TERRITORIALIDADES NARRATIVAS POR CORPOS TRANS EM “IAUARAETÊ” DE XAN MARÇALL

Leandro Stoffels (UFF)

INTERVALO - 30 minutos

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 4

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

4. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DE “LGBT SEM TERRA: O AMOR FAZ REVOLUÇÃO”

Elson Faxina (UFPR)

Kalytha Daniele Fernandes (UFPR)

Mariana Pallú Martins (UFPR)

 

5. O ARCO IRIS DE UNIVERSO: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE LGBT+ NOS DESENHOS ANIMADOS

Carolina Cadinelli Mauler (UFJF)

Cláudia Regina Lahni/Orientadora (UFJF)

 

6. “MANHÃS DE SETEMBRO”: AFETOS POSSÍVEIS, FAMÍLIAS VISÍVEIS

Tiago Roberto Ramos (UFPR)

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 5

14h às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

1. FEMINISMO E DECOLONIALIDADE NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DO COLETIVO MUJERES CREANDO

Jéssica Faria Ribeiro (ECA/USP)

 

2. MÁS E MAIS: ARQUÉTIPOS E RUPTURAS ENTRE AS VILÃS DAS TELENOVELAS DO HORÁRIO NOBRE NA REDE GLOBO (1980-2018)

Beatriz Martins de Castro (UFPR)

Valquíria Michela John/Orientadora (UFPR)

3. ELAS DOMINAM E ELES COSTURAM: “AS CONSEQUÊNCIAS DO FEMINISMO” DE ALICE GUY BLACHÉ

Maritza Muniz dos Santos (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 6

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria Michela John

5. ESTRATÉGIA DE VALÊNCIA EMOCIONAL NA RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOB A PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO

Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR)

Isabella Carolina Santos Franco (UFPR)

 

6. FACETAS FEMININAS E AS (IM)POSSIBILIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS NO FILME “EXCITAÇÃO” (1976)

Carolina de Oliveira Silva (UNICAMP)

 

7. BLACK MIRROR E A EXPERIÊNCIA QUEER NOS VIDEOGAMES

Bruno Ribeiro (UNESPAR/FAP)

Simpósio Temático nº 6
Cinema, Vídeo e Convergências Midiáticas
Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Wosniak

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1 - Criação, Produção e Consumo de Audiovisual Contemporâneo

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Cristiane Wosniak

1. CONSUMINDO TELENOVELAS EM STREAMING: NARRATIVAS PURAMENTE TELEVISIVAS EM ESPAÇOS DIGITAIS

Matheus Rocha da Silva (UNESPAR/FAP)

 

2. REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS DAS ARTES DO VÍDEO APLICADAS À LINGUAGEM DO VIDEOGAME: PONTES E APROXIMAÇÕES

Waldir Segundo (UNESPAR/FAP)

 

3. ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA: OS MUNDOS POSSÍVEIS NA SEMIOSFERA DO TESSERATO

Rodrigo dos Santos Estorillio (UNESPAR/FAP)

 

4. TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOLITÁRIA EM 2021

Kelvin Cigognini (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2 - Cinema, Vídeo e Trânsitos Tecnoestéticos

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Rodrigo Oliva (Unespar Umuarama)

5. CORPOS-PRESENÇA E MANIFESTO NAS TESSITURAS DO VIDEOCLIPE

Rodrigo Oliva (UNIPAR-Umuarama)

 

6. OS TRÂNSITOS TECNOESTÉTICOS MULTIMIDIÁTICOS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDEOCLIPE E LYRIC VIDEO

Thaiane de Toledo (UNESPAR/FAP)

 

7. APROXIMAÇÕES ENTRE O DOCUMENTÁRIO POÉTICO E A MÚSICA VISUAL: UMA PROPOSTA NÃO-HIERÁRQUICA PARA O FAZER CINEMATOGRÁFICO

Daniel Rojas da Silva (UNESPAR/FAP)

 

8. COMO CRIAR UM IDOL: UMA ANÁLISE DA CONSOLIDAÇÃO DA TRINDADE - INDÚSTRIA, ÍDOLO E FÃ NO K-POP

Juliano Pasqualini (UNESPAR/FAP)

Mariana Maringolli (UNESPAR/FAP)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3 - Percursos Históricos e Estéticos do/no Cinema

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Cristiane Wosniak

1. Convergências no percurso autoral de Agnès Varda  

Silvane Maltaca (UNESPAR/FAP)

 

2. O PERCURSO DE O REMORSO VIVO DOS PALCOS ÀS TELAS E AS ESPECIFICIDADES DO ACOMPANHAMENTO SONORO NO PRIMEIRO CINEMA (1867-1909)

Danielle Crepaldi Carvalho (PNAP)

Juliana Coelho de Mello Menezes (UFRJ)

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)

 

3. AS ORIGENS DO ATOR AUTOR CLINT EASTWOOD NO ANOS 50 E ANOS 60: OS PRIMEIROS FILMES E ENTREVISTAS

Mauro Baptista (UNESPAR/FAP)

 

4. FILMES IMAGINÁRIOS – O CINEMA LETRISTA DOS ANOS 1970-80  

Fábio Raddi Uchôa (UAM)

INTERVALO - 20 minutos

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 4 - Cinema, Discurso Fotográfico e Transmidialidades

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Hélio Ricardo Sauthier

5. ASSERÇÕES E SUBJETIVIDADES: REALIDADES FOTOGRÁFICAS EM ANDARILHO DE CAO GUIMARÃES

Tiago Alvarez (UNESPAR; UFPR)

6. DIÁLOGOS PARALELOS ENTRE WOODY ALLEN E INGMAR BERGMAN A PARTIR DA FOTOGRAFIA DE SVEN NYKVIST

Alexandre Silva Wolf (FAE; UTP)

 

7. DISCURSO PALIMPSESTO: ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM MANIFESTO, DE JULIAN ROSEFELDT

Valdir Heitkoeter de Melo Junior (UNESPAR/FAP)

 

8. O (RE) NASCIMENTO DE VÊNUS: TRANSMÍDIA E RELEITURAS DE UM ÍCONE

Helio Ricardo Sauthier (UNESPAR/FAP)

 

9. A ENCENAÇÃO DO SUICÍDIO EM DUAS OBRAS NO CINEMA DE ATRAÇÕES E NO CINEMA DE FLUXO

Iury Peres Malucelli (UNESPAR/FAP)

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 5 - Cinemas Expandidos e Processos de [Trans]Criação Audiovisual

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Cristiane Wosniak

1. QUANDO A PEDAGOGIA DA UBIQUIDADE FAZ UM CORPO VÍDEO[DANÇAR]: PROCESSO DE [TRANS]CRIAÇÃO DE SPECTRAL (2020)

Cristiane Wosniak (UNESPAR/FAP; UFPR)

Helen de Aguiar (UFPR)

Juliana Virtuoso (UFPR)

 

2. PROCESSOS CRIATIVOS EM VIDEODANÇA: UM EXERCÍCIO REFLEXIVO DE CRÍTICA DE PROCESSO A PARTIR DA CRIAÇÃO DA VIDEODANÇA ÂNSIA

Daniele Sena Durães (UNESPAR/FAP)

 

3. CINEMA EXPANDIDO E ANÁLISE FÍLMICA

Theo Tanus Salvadori (UEL; UNAR)

 

4. AUDIOVISUALIDADES EXPANDIDAS E PÓS-HUMANO: CONVERGÊNCIAS E EMBATES

Edemar Miqueta (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 6 - Narrativas e Convergêcias Audiovisuais

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Cristiane Wosniak

5. “RACKEARAM O INSTAGRAM DO MAC DA USP”: GUSTAVO VON HA E A PRODUÇÃO CRIATIVA MEMÉTICA

Breno da Silva Carvalho (UFRN)

Raquel Assunção Oliveira (UFRN)

 

6. PROJETO CINEMA NO MARAJÓ E AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS EM BREVES E MELGAÇO

Denise Machado Cardoso (UFPA)

Alessandro Ricardo Campos (UFPA)

Márcio Silva da Cruz (UFPA)

Felipe Bandeira Netto (UFPA)

 

7. A CINESICA DA CINÉ-TRANSE

Camila Dutervil (UNESPAR/FAP)

 

8. TRAÇOS BRECHTIANOS EM ANTÍGONA DE STRAUB/HUILLET

Lucas Gonçalves Rangel (UAM)

Fábio Uchôa/Orientador (UAM)

 

9. A LUZ COMO PERSONAGEM EM MABOROSHI NO HIKARI (A LUZ DA ILUSÃO), DE HIROKAZU KORE-EDA

Juliana Luiza Choma (UNESPAR/FAP)

Demian Garcia/Orientador (UNESPAR/FAP)

Simpósio Temático nº 7
Cinema Brasileiro e Educação
Coordenadora: Profa. Dra. Salete Paulina Machado Sirino e Profa. Dra. Solange Straube Stecz

 

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 1

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Zeloi Aparecida Martins

1. SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DO DOCUMENTÁRIO EM NOME DA RAZÃO: UMA HISTÓRIA NÃO CONTADA

India Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben (Rede Estadual de Ensino)

Julia Von Holleben (UNICESUMAR)

 

2. ESTUDO SOBRE O FILME DOCUDRAMA: “NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA” Cristhian Joe Kuhnen (UNESPAR/FAP)

Zeloi Aparecida Martins/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

3. A OBRA “PARASITA” (2019) E O CONTRASTE HISTÓRICO SOCIOCULTURAL (Autora: Beatriz Marinho Tuletzki (UNESPAR/FAP) 

Zeloi Martins/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

4. O FILME HISTÓRICO COMO UM MODO DE PENSAMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DA OBRA ROBERT ROSENSTONE

Zeloi Aparecida Martins (UNESPAR/FAP)

INTERVALO - 30 minutos

20/09/2021 - SEGUNDA-FEIRA

SESSÃO 2

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Stela Maris da Silva

5. A NOÇÃO DE “ESPECTADOR” NO QUE SE REFERE AO LUGAR OCUPADO POR QUEM OLHA UMA OBRA FÍLMICA- UMA REFLEXÃO FOUCAULTIANA

Nara Corrêa Vargas (UNESPAR/FAP)

Stela Maris da Silva (UNESPAR/FAP)

 

6. CINEMA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA VELHICE E APOSENTADORIA EM DUAS PRODUÇÕES FÍLMICAS NACIONAIS

Hellen Tamara de Souza Ribeiro (UNESPAR/Campo Mourão)

Mayara Aparecida do Espírito Santo (UNESPAR/Campo Mourão)

Divania Rodrigues/Orientadora (UNESPAR/Campo Mourão)

Luiza Rodrigues Wanessa Gorri de Oliveira/Orientadora (UNESPAR/Campo Mourão)

 

7. RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE O DOCUMENTÁRIO “ALVORADA” E O DISCURSO DA MÍDIA HEGEMÔNICA SOBRE DILMA ROUSSEFF

Wagner de Alcântara Aragão (UFPR)

 

8. MADAME SATÃ E O PAGADOR DE PROMESSAS: FOTOGRAFIA FÍLMICA E O ESPECTADOR

Manoelle Fuzaro Gullo (UNESPAR/FAP)

Salete Machado Sirino/Orientadora (UNESPAR/FAP)

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 3

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Miriam Galvan Pereira

1. CINEMA COMO ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA COMO ENSINO DE CINEMA: PERSPECTIVAS SOBRE LETRAMENTO AUDIOVISUAL

Kleber Kurowsky (UNESPAR/Paranaguá)

 

2. DIÁLOGOS E ATRAVESSAMENTOS: CINEMA, EDUCAÇÃO E LITERATURA

Stefano Lopes (PUC-RJ)

 

3. REFLEXÕES SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA, NO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Miriam Galvan Pereira (UNESPAR/FAP)

Solange Stecz/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

4.  REFLEXÕES SOBRE O FILME TURMA DA MÔNICA – LAÇOS E A EDUCAÇÃO

Bruna José Fontoura (FURB)

Rodrigo Uliano (FURB)

INTERVALO - 30 minutos

21/09/2021 - TERÇA-FEIRA

SESSÃO 4

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Adriana Carla Dalazen Cichocki

5. MEU MUNDO MINHA JANELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL

Adriana Carla Dalazen Cichocki (UNESPAR/FAP)

Solange Stecz/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

6. AÇÕES EDUCATIVAS NO FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA NA PANDEMIA

Dorotéia Werner da Silva (UNESPAR/FAP)

Salete Machado Sirino (UNESPAR/FAP)

 

7. UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FIGURINO NOS FILMES A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS E CURITIBA ZERO GRAU

Tania Maria dos Santos (UNESPAR/FAP)

Salete Machado Sirino/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

8. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA

Odair Rodrigues dos Santos Junior (UNESPAR/FAP)

Marcos Camargo/Orientador (UNESPAR/FAP)

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 5

13h30 às 15h30

Coordenação da sessão/mediação: Roberta Jorge da Silva Wisnievski

1. EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL NO MEIO ESCOLAR: CINECLUBES

Roberta Jorge da Silva Wisnievski (UNESPAR/FAP)

Solange Straube Stecz (UNESPAR/FAP)

 

2. CONSTRUINDO OLHARES - MANUAL AUDIOVISUAL PARA PROFESSORES

Iveraldo Carlos Machado Junior (UNESPAR/FAP)

Marcos Camargo/Orientador (UNESPAR/FAP)

 

3. ESTUDO SOBRE PROCESSO EXPERIMENTAL COM EDUCADORES:O TRABALHO PEDAGÓGICO COM CINEMA E AUDIOVISUAL

Márcia Regina Galvan Campos (UNESPAR/FAP)

Marcos Camargo/Orientador (UNESPAR/FAP)

 

4. O CINEMA DE ANIMAÇÃO E A TAXONOMIA DE BLOOM COMO FORMA PARA INSERÇÃO DO AUDIOVISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Marcia Maria Alves (UNICURITIBA)

INTERVALO - 15 minutos

22/09/2021 - QUARTA-FEIRA

SESSÃO 6

16h00 às 18h00

Coordenação da sessão/mediação: Zeloi Aparecida Martins

5. NÃO É NADA DISSO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A VINHETA DA ATLÂNTIDA CINEMATOGRÁFICA

Larissa Acosta Canavarros (UFMT)

Pablo Borges Paz (UFMT)

Leonardo Esteves (UFMT)

 

6. JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE: UMA DISCUSSÃO SOBRE UM PERSONAGEM BRASILEIRO

André Ferreira Diniz (UNESPAR/FAP)

 

7. O FILME “BACURAU” (2019): A VISÃO ESTRANGEIRA E RESGATE DA MEMÓRIA CANGACEIRA

Sara Maciel Rodrigues (UNESPAR/FAP)

Zeloi Martins/Orientadora (UNESPAR/FAP)

 

8.  ENTRE CRENÇA E DÚVIDA - A PAIXÃO DE CRISTO POR VALÊNCIO XAVIER

Fernanda de Jesus Tavares Souza (UNESPAR/FAP)

 

9.CONSIDERAÇÕES SOBRE UM FILME EM CLAVE BAIXA: A MATURAÇÃO DO PROJETO ESTÉTICO DE DAVID NEVES EM MUITO PRAZER (1979)

Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva (UNESPAR/FAP)

10. O USO DO CINEMA BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO GUSTAVO E A TRILOGIA MINHA MÃE É UMA PEÇA

Luciano Vitor Dias Liberato (UFPR)


Realização
LOGO UNESPAR FUNDO BRANCO.png
cinema_branca.png
fap_logo_branco.png

Apoio
Logo-sinapse.png
logos_branco.png
logo_ufpr_branca.png
logo_ppgcineav_branca.png
logo_ppgartes_branca.png

Parceria